Guia Acessibilidade Cultural da Cidade de São Paulo.

 
 
 
 
Guia_acesso
O site do “Guia de Acessibilidade Cultural da Cidade de São Paulo”, um projeto do Instituto Mara Gabrilli,  disponibiliza informações sobre a acessibilidade dos equipamentos culturais para ampliar o acesso e inclusão de pessoas com deficiência aos espaços, linguagens artísticas, conhecimento e práticas culturais.
Foram avaliados 315 equipamentos por três equipes especializadas em acessibilidade. A análise ponderou aspectos arquitetônicos, de conteúdo, de informação, as tecnologias e a disponibilização de profissionais capacitados para algumas funções primordiais como intérpretes de libras, guia-intérpretes para surdocegos e mediação para pessoas com deficiência intelectual.
Os equipamentos que não ofereciam nenhum recurso de acessibilidade ou estavam em reforma durante o período de avaliação (caso do Theatro Municipal de São Paulo) não entraram no guia.
O critério para seleção dos equipamentos que receberam destaque no Guia foi construído com base no equilíbrio e ponderação entre a oferta de acessibilidade física dos espaços, do acesso à informações, da mediação para o público com deficiência e das propostas inclusivas desenvolvidas pelo local. Cada item avaliado pelos pesquisadores recebeu uma pontuação de acordo com o nível de acessibilidade oferecido. Os equipamentos mais acessíveis, os de maior nota, ganharam mais espaço para destacar os recursos oferecidos.
Essa classificação foi escolhida para dar reconhecimento aos locais que já priorizam o acesso a essa parcela de paulistanos que tem direito de ir e vir, de assistir a um filme, compreender uma peça de teatro ou ainda ter contato com o patrimônio cultural da cidade. Esses são direitos assegurados por lei a mais de 1,5 milhão de paulistanos com deficiência.
Mais do que um guia de equipamentos culturais acessíveis na cidade de São Paulo, este projeto é uma mostra de respeito e amor aos cidadãos da nossa cidade.
 
Segundo o site:
 

“O Instituto Mara Gabrilli (IMG) é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve e executa projetos que contribuam para a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência. Fundado em 1997, por Mara Gabrilli, atua no apoio a pesquisas cientificas para cura de paralisias, apoio a atletas do esporte paraolimpico, na orientação para desenvolvimento social de pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social. Além disso, o IMG colabora com o apoio a diversos eventos e projetos de inclusão com o intuito de gerar um impacto na sociedade, tornando-a mais justa e acessível para todos.”

O endereço do guia on-line é: www.acessibilidadecultural.org.br
 
Anúncios

Um comentário em “Guia Acessibilidade Cultural da Cidade de São Paulo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s