“Só o Pó” – Literatura de Facebook

 
 
 

Livroface

 
A maior reclamação de escritores e editoras é a falta de público que, infelizmente aqui no Brasil é bem restrito seja pelo alto preço dos livros ou por não ter o hábito da leitura.
 
Muitos pensam erroneamente que com o maior acesso a internet, o livro de papel, bem como as enciclopédias já são coisas do passado. É certo que com o advento e popularização dos E-Books, o hábito de ler passou a ser mais fácil, rápido e interativo. Mas o que fazer para atrair novos públicos que consumam o mercado literário e conheçam os novos autores? Como estes novos autores podem tornar suas obras mais acessíveis na Era Digital?
 
Estas perguntas que nos parecem tão difíceis de serem respondidas já começam a ter novas soluções. A autora  e jornalista Cláudia Grechi Steiner teve uma excelente idéia: unir literatura e Facebook para escrever seu livro. Depois da Literatura de Cordel, poderíamos ter a Literatura de RedesSociais? Como assim?
 
Todos os dias, exceto aos domingos, Grechi publica novos capítulos do seu livro "Só o Pó". E para dar um sabor especial para a história, publica fotos, músicas e diálogos extras que remetem aos personagens.
 
O livro conta a história de quatro amigos jornalistas que depois de 15 anos se encontram e conversam somente pelas redes sociais. A página do livro tem 121 fãs e continua em pleno crescimento.
 
O primeiro capitulo foi publicado dia 08 de agosto de 2012: recebeu 16 likes e foi compartilhado 4 vezes – um número bem razoável em relação à originalidade do projeto e o pouco tempo de publicação.
 
O que chama a atenção é que a literatura na Era Digital apresenta – se mutável: nas redes sociais tudo pode acontecer, desde os microcontos usando os 140 caracteres do Twitter, passando por web novelas até chegar em projetos bacanas e inovadores como este livro.
 
Cláudia Grechi Steiner é jornalista: trabalhou na Revista Trip, Showbizz, no portal UOL e atualmente mora na Suiça.
 
Leia o livro "Só o Pó" no Facebook
 
 
 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s