Whatscine – Cinema acessível para todos.

Cover art

Dizem por aí que as pessoas só se preocupam com a questão da deficiência quando vivem na própria pele ou quando têm algum amigo ou ente com este problema. Isto é o reflexo de uma sociedade fraca e que pouco sabe sobre auteridade e principalmente sobre a questão da Cidadania em que os direitos devem ser iguais para todos. Bem, deixando a polêmica social de lado, hoje gostaria de apresentar um aplicativo para Android e IOS que facilita a acessibilidade de deficientes visuais e auditivos em salas de cinema.

O Whats Cine é um app espanhol oncebido pela Universidad Carlos III de Madrid. O app foi lançado na Europa com boa aceitação e no Brasil teve seu lançamento no dia 10 de Abril de 2014 com a estréia do filme "Hoje eu quero sair sozinho" na sala do Cine Itaú Cultural Frei Caneca em parceria com a ONG Mais Diferenças. Ainda não há previsão de investimento por parte das outras salas de cinema mas já vislumbrma um aumento na bilheteria.

O app é bem simples: a sala de cinema deve estar equipada com um sistema de Wi-fi e dispor de um roteador e de um monitor que transmitirá as inforções ao aplicativo. O usuário baixa o app e procura por este Wifi e assim terá acesso à audiodescrição (tradução de imagnes em palavras a serem ouvidas) no caso dos deficientes visuais e ao sistema de Libras e close caption para os deficientes auditivos. Assim que o aplicativo começa a funcionar ele baixa aa luz do celular e o som em um volume que não atrapalhe os demais espectadores. O usuário também deve levar seu próprio fone.

O Whats cine é gratuito e pode ser baixado para Android e IOS através do site.
http://www.whatscine.es/index.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s