MovieReading: Acessibilidade para filmes no cinema e TV.

logo.jpg

Atualmente os espaços culturais têm se preocupado muito com a questão de acessibilidade para deficientes, quer seja no atendimento ou no quesito acessibilidade ao que o espaço pretende mostrar. A maior dificuldade para cegos e surdos é sua relação com filmes, peças de teatro etc, eventos que requerem explicações mais detalhadas.

No Brasil esta questão está ainda engatinhando visto que o custo para se fazer uma audiodescrição em salas de cinema ou teatro é muito alto e pouco procurado por seus produtores e distribuidores. Nos EUA e Canadá, por exemplo, a audiodescrição e legendas open caption já são rotineiras até mesmo em programas de TV.

A audiodescrição consiste na tradução de imagens e gestos em linguagem verbal. Primeiramente usada para os deficientes visuais, este recurso também pode ser usado por idosos, deslexicos etc.

LIBRAS – Linguagem Brasileira de Sinais é usada por deficientes auditivos para comunicação que pode ser combinada com as legendas.

O aplicativo que quero mostrar hoje é excelente para resolver todos estes problemas de acessibilidade. O MovieReading é um app italiano para IOS e Android que transmite diretamente a audiodescrição, legendas e libras para o espectador durante filmes nos cinemas, TVS e Youtube.

O app funciona a partir do catálogo de filmes que as empresas disponibilizam. No Brasil, o representante do app é a Iguale.

Como usar o MovieReading?

Baixe o app para IOS o na Play Store.

Se ele iniciar em italiano, vá em Opções e escolha o país.

No catálogo, escolha o filme e depois baixe o recurso desejado: audiodescrição, libras ou legendas.

Ao levar o celular na sessão de cinema, coloque-o no modo avião, abra o app e, na aba Meus filmes selecione e abra a pasta do filme que baixou.

Plugue os fones.

Clique em Assistir filme e toque no botão sincronizar assim que o filme começar.

Não obstrua a entrada do seu microfone pois ele capta o audio do filme e o sincroniza com um contador.

O recurso da udiodescrição funcionou muito bem nos testes e na sala de cinema.

Para quem quiser testar há dois filmes em cartaz com o uso do MovieReading: "Mulheres no poder" com Dira Paes e o documetário "O começo da vida".

Baixe em moviereading.com/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s